O Conselho de Administração do hospital assumiu o compromisso de implementar o sistema de Qualidade Organizacional, que visa a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados, abrangendo as várias áreas da atividade hospitalar (clínica e não clínica), assim como do bem-estar dos utentes (doentes, familiares e visitantes) e profissionais da Instituição.
A Qualidade é uma responsabilidade que recai sobre cada um dos profissionais do hospital que deverá ter o enfoco:
- Qualidade focada na perspetiva da satisfação, envolvimento e participação ativa de utentes (doentes, familiares e visitantes) incentivando comentários, desde reclamações, sugestões e opiniões sobre a qualidade dos cuidados prestados, assim como a eficácia e rapidez na resposta, através de instrumentos disponibilizados pelo hospital;
- Qualidade numa perspetiva centrada na satisfação, envolvimento e participação ativa dos profissionais, encorajando-os a contribuírem para a melhoria do serviço e solução de problemas identificados, pela sua formação e desenvolvimento permanentes;
- Melhoria da Qualidade como um processo dinâmico que consiste na criação de condições conducentes à Acreditação e sua consolidação e á progressiva melhoria com vista a atingir níveis de excelência na prestação do desempenho;
- Eliminação dos riscos no local de trabalho, garantindo segurança aos seus utentes e profissionais;
- Cooperação com entidades externas;
- Cumprimento dos Requisitos Legais;
- Adequação das soluções às necessidades do hospital e utentes e profissionais, disponibilização dos recursos necessários;
- Eficácia dos Processos e dos Aspetos Operacionais.