O seu internamento ou tratamento pode ser programado. Quando for contactado, deve dirigir-se, devidamente identificado, ao respetivo serviço, entrando pela porta principal da Instituição.
Para facilitar o procedimento administrativo, é de todo o interesse que traga consigo os seguintes documentos:
Por razões de funcionalidade e de segurança, evite trazer dinheiro e objetos pessoais de valor, os quais devem ser reduzidos ao mínimo indispensável para o seu conforto. São permitidos aparelhos de música com auscultadores.
O hospital não se responsabiliza pelo extravio de quaisquer bens ou valores que não forem confiados aos profissionais de saúde.
Poderá trazer dispositivos de ajuda, tais como aparelhos auditivos, óculos, bengalas, andarilhos ou outros.
Antes de utilizar o seu telemóvel, deverá perguntar aos profissionais que o acompanham se pode telefonar pois o uso de telemóveis poderá interferir com o equipamento médico e também com o bem-estar dos outros utentes.
No dia do seu internamento, deverá confiar a sua roupa à pessoa que o acompanha ou deverá guardá-la no armário existente no quarto.
Durante o internamento, terá ao seu dispor pijama ou camisa do hospital, mas deverá trazer um robe e chinelos. Se preferir usar o seu pijama pessoal, deverá assegurar-se de que a sua família o irá substituindo. Deverá vestir a sua roupa aquando da alta para outra unidade de saúde ou lar.
Deverá igualmente utilizar os seus objetos de higiene pessoal (escova, pente, pasta de dentes, entre outros).
Durante a permanência no hospital, estará devidamente identificado com uma pulseira, que será colocada no seu pulso no momento da admissão. Na eventualidade de ter alguma alergia, ser-lhe-á colocada uma pulseira adicional, com uma cor diferente.
Nos internamentos existem quartos de uma, duas, três ou seis camas, e instalações sanitárias.
Existem sistemas de chamada nas camas e nas instalações sanitárias – em caso de necessidade, não hesite em chamar o pessoal que se encontra de serviço.
Durante a sua estada no hospital, o utente beneficiará de cuidados individualizados prestados por profissionais de saúde que contribuem para a sua recuperação e máximo conforto. Terá contacto com Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Técnicos, Secretárias Clínicas e Assistentes Operacionais, entre outros.
Neste percurso hospitalar, o paciente ou a pessoa por si designada será informada e envolvida em todas as etapas do processo clínico.
No serviço onde se encontra hospitalizado, existem médicos especialistas e médicos em formação, bem como o Diretor de Serviço. A equipa médica realiza reuniões clínicas periódicas para apreciação do estado clínico dos utentes e irá fornecer-lhe informações relativas aos atos de diagnóstico e terapêutica ou outros que tenha realizado, pedindo para isso o seu consentimento (Consentimento Informado).
Sempre que necessário, o médico hospitalar poderá estabelecer ligação com o seu médico de família.
Cada área de internamento tem um enfermeiro gestor, responsável pela gestão das equipas de enfermagem e dos cuidados prestados. Os enfermeiros estão disponíveis para lhe prestar quaisquer informações e esclarecimentos, assim como aos seus familiares ou à pessoa por si indicada. Os enfermeiros mantêm um contacto permanente consigo durante o internamento, funcionando por equipas ao longo das 24 horas do dia (equipas de manhã, tarde e noite).
Os alunos que, no âmbito da sua formação, estejam a realizar estágios clínicos ou outros sob orientação dos elementos das equipas de Saúde e/ou dos docentes das escolas e universidades, participam no trabalho de equipa em função do seu nível de formação, prestando-lhe cuidados mediante o seu consentimento.
O Assistente Técnico (administrativo) é responsável pelos procedimentos administrativos inerentes à sua estada no hospital, em cada área de internamento.
Os Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, Nutricionistas, Farmacêuticos, Técnicos de Reabilitação, Assistentes Operacionais, e restantes funcionários do HDES (alguns dos quais não terão contacto direto consigo) irão contribuir, igualmente, para o seu bem-estar e recuperação.
O Assistente Social ligado ao serviço em que se encontra internado estará à sua disposição e dos seus familiares. Para o contactar, peça ajuda ao enfermeiro gestor.
As refeições fornecidas neste hospital são preparadas/confecionadas por uma empresa de restauração certificada, obedecendo a determinados requisitos. É usado um sistema de distribuição a quente, em que as refeições são transportadas em carros.
Existem mais de 85 regimes alimentares nesta instituição, preparados com composições e requisitos nutricionais diferentes, em função das necessidades nutricionais e da situação clínica e, sempre que solicitado, adaptados de acordo com a sua preferência.
Para além do regime normal (com opção entre o prato de carne e peixe), os regimes alimentares podem ser modificados quanto à sua consistência:
Se lhe tiver sido prescrito um regime alimentar específico, verifique se a refeição que lhe foi entregue está conforme a orientação do seu nutricionista/dietista.
Pequeno-Almoço | 08h30 |
Almoço | 12h00 |
Lanche | 15h30 |
Jantar | 18h30 |
Ceia (em algumas situações) | 21h00 |
Reforço para diabéticos | 24h00 |
Lembre-se que ao ingerir alimentos vindos do exterior sem autorização da equipa de saúde, trazidos por familiares ou amigos ou até mesmo por si, pode estar a interferir com o seu tratamento e recuperação.
A família deve centralizar num dos seus elementos a informação sobre o seu utente. Sugere-se que seja um familiar direto ou alguém da sua plena confiança. Estes devem solicitar, no secretariado clínico do internamento, o horário de atendimento dos médicos às famílias.
A informação clínica não pode ser dada pelo telefone, uma vez que põe em risco a sua confidencialidade e segurança.
Nem todos os serviços permitem a entrada de flores. Deve, por isso, informar-se junto do pessoal de serviço.
O utente deve prevenir a sua entidade patronal que está ou irá ser internado. Sempre que necessário, o HDES confirma a sua hospitalização através de impresso próprio existente no secretariado clínico do internamento.
A alta hospitalar significa o regresso do utente ao seu meio familiar ou instituição referenciada. Tudo será feito para que a alta seja programada com os seus familiares e eventualmente com as instituições da comunidade a quem necessite de ser referenciado. Sempre que necessário, será envolvido o Serviço Social, o qual ajudará a encontrar as soluções mais adequadas. Se, por motivos particulares, a alta hospitalar for pedida contra a indicação do médico, o utente deve, depois de informado e esclarecido, assinar um termo de responsabilidade assumindo assim as consequências da sua decisão.
Se tiver dúvidas, não hesite em pedir esclarecimentos sobre o uso dos medicamentos prescritos, regras de alimentação, cuidados especiais a ter ou outros.
A saída para o domicílio ou outra instituição é efetuada após estarem garantidas as condições necessárias à sua alta.
Se após a alta lhe surgir qualquer dúvida, pode contactar o hospital por telefone ou pessoalmente.