Gabinete do Utente

Âmbito e Composição

O Gabinete do Utente do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada é um órgão de apoio técnico, criado nos termos e para os efeitos do disposto no Despacho Ministerial 26/86, de 30 de Junho e legislação conexa, constituindo uma manifestação concreta do direito de petição constitucionalmente consagrado, por via do qual todos os cidadãos podem apresentar petições, reclamações ou queixas, para a defesa dos seus direitos, e é aplicado à Região Autónoma dos Açores pelo Despacho Normativo n.53/91 de 19 março.

O Gabinete do Utente depende funcionalmente do/a Presidente do Conselho de Administração, a quem cabe zelar pelo cumprimento das disposições legais aplicáveis, supervisionar a sua tramitação processual, propor ao Conselho de Administração a resposta ao utente, sendo o seu funcionamento assegurado pelo Serviço Social.

Competências

Consideram-se como reclamações quaisquer manifestações explícitas de crítica, de desacordo ou de desagrado dos utentes em relação à eficácia e funcionamento dos serviços ou ao comportamento dos respetivos funcionários.

Compete a este Gabinete proceder ao atendimento personalizado das reclamações, sugestões e opiniões dos utentes, privilegiando o diálogo e a relação de ajuda, sem prejuízo da sua redução a escrito, sempre que necessário, em termos tais que possa constituir um espaço de diálogo institucionalizado com a comunidade dos utentes do hospital, auscultando-os e interessando-os na melhoria do funcionamento dos serviços.

O sistema de reclamações e o seu tratamento têm um papel relevante, sendo uma das dimensões da Qualidade, tal como um fator de inovação, de modo a evitar a ocorrência de não conformidades e potenciar a satisfação do utente.

CARTA DOS DIREITOS E DEVERES DOS DOENTES

O doente tem direito a:

– Ser tratado com o respeito inerente à dignidade humana;
– Ser respeitado pelas suas convicções culturais, filosóficas e religiosas;
– Receber os cuidados apropriados ao seu estado de saúde, no âmbito dos cuidados preventivos, curativos ou de reabilitação e terminais;
– Prestação de cuidados continuados;
– Ser informado acerca dos serviços de saúde existentes, suas competências e níveis de cuidados;
– Querendo, ser informado sobre a sua situação de saúde;
– Obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde;
– Dar ou recusar o seu consentimento antes de qualquer ato médico ou participação em investigação ou ensaio clínico;
– Confidencialidade de toda a informação clínica e elementos identificativos que lhe respeitam;
– Acesso aos dados registados no seu processo clínico;
– Privacidade na prestação de todo e qualquer ato médico;
– Por si, ou por quem o represente, apresentar reclamações e/ou sugestões.

O doente tem o dever de:

– Zelar pelo seu estado de saúde;
– Fornecer aos profissionais de saúde todas as informações necessárias à ob- tenção de um correto diagnóstico e adequado tratamento;
– Respeitar os direitos dos outros doentes;
– Colaborar com os profissionais de saúde, respeitando as indicações que lhe são recomendadas e, por si, livremente aceites;
– Respeitar as regras de funcionamento dos serviços de saúde;
– Utilizar os serviços de saúde de forma apropriada e colaborar ativamente na redução dos gastos desnecessários.

O hospital disponibiliza várias formas através das quais pode apresentar as suas reclamações/sugestões, nomeadamente o atendimento no Gabinete do Utente (na coordenação do Serviço Social, 4º Piso – Bloco Norte, nos dias úteis entre as 09h30 e as 16h00), o Livro de Reclamações/sugestões, e as caixas de reclamações/sugestões. Pode ainda fazê-lo através do endereço [email protected].

 

O LIVRO DE RECLAMAÇÕES/SUGESTÕES ESTÁ DISPONÍVEL NOS SEGUINTES LOCAIS

  • Gabinete de Informação/Entrada Principal: todos os dias entre as 8h30 e as 20h00;
  • Balcão de Admissão do Serviço de Urgência: 24 horas;
  • Gabinete do Utente:  no Serviço Social, dias úteis entre as 8h30 e as 16h30;
  • Consulta Externa – Secção II Polivalente: em dias úteis, das 8h00 às 19h00;
  • Consulta Externa – Balcão de Admissão: em dias úteis, das 8h00 às 16h30;
  • Secretariado das Medicinas I e II: em dias úteis das 8h30 às 15h00 –  3.º Piso, ala nascente;
  • Secretariado dos Serviços de Obstetrícia e Medicina V: dias úteis das 8h30 às 15h00 – 2º Piso – Poente;

Em todos os serviços está igualmente  disponível  um  envelope  que  lhe permite sugerir ou reclamar acerca dos serviços ou cuidados prestados. O envelope deve ser remetido ao Gabinete do Utente pelo respetivo serviço.

    Autorizo o Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER. a tratar os meus dados de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados com a finalidade de enviar/prestar a informação solicitada por via deste formulário. Caso não consinta, terá de nos contactar por uma via alternativa.

    Coordenador: Helena Soares

    Localização: Piso 4, Bloco Norte

    Telefone: 296 203 704

    Email: [email protected]