Conselho de Administração

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO / DIRETORA CLÍNICA

PAULA MACEDO

Paula Macedo é licenciada em Medicina pela Universidade de Lisboa, é Assistente Graduada Sénior de Medicina Interna e, desde Março de 2023, foi Diretora Clínica do Hospital do Divino Espírito Santo.

Detém, desde 2006, o Grau de Consultor de Medicina Interna, tendo sido responsável pela Consultoria Interna do Serviço de Medicina Interna a todas as especialidades médicas, médico-cirúrgicas e cirúrgicas do HDES.

Desempenhou ainda os cargos de Chefe de Equipa e Diretora do Serviço de Urgência deste hospital.

Responsável pela realização dos Cursos Euract em São Miguel, promovidos pela Ordem dos Médicos nos anos de 2019 e 2020, foi Responsável de Formação Geral e Específica no Serviço de Medicina Interna e integrou, desde 2014, inúmeros júris de Avaliação de Concursos.

ENFERMEIRO DIRETOR

PEDRO BRÁZIO

Doutorado em Psicologia pela Universidade da Madeira, Pedro Brázio é Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediatria e, entre junho e setembro de 2024, integrou o Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo, em regime de substituição, na qualidade de enfermeiro-diretor.

Desempenha a profissão desde 2004 e, desde 2009, é funcionário do HDES.

A par com a a sua formação na área da Saúde, Pedro Brázio acumula também formação na gestão e administração de instituições de saúde.

É ainda graduado em Cuidados Paliativos Pediátricos.

VOGAL

JOSÉ BARRETO DE CARVALHO

Licenciado em Direito, na vertente de Ciências Jurídicas, José Barreto de Carvalho integra o Conselho de Administração do Hospital do Divino Espírito Santo como Vogal desde Março de 2023.

Exerce advocacia, com experiência em vários ramos do Direito há quase três décadas.

Ao longo do seu percurso profissional, desempenhou também funções como técnico superior jurista e consultor jurídico em diversas entidades de natureza pública e privada.

VOGAL

CARLOS PINTO LOPES

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Carlos Pinto Lopes foi Diretor do Centro de Consulta e Estudos Jurídicos do Governo dos Açores e do Gabinete Técnico da Presidência do Governo dos Açores.

Mestre em Planeamento Ambiental e Ordenamento do Território, integrou a Administração Pública Regional em 1989, tendo nela desempenhado inúmeras funções, nomeadamente vários cargos de direção intermédia de 1º e 2º graus.

Além da prática da advocacia, que manteve durante vários anos, é ainda colaborador regular de projetos no âmbito de cooperação internacional públicos e de organizações não governamentais, financiadas por fundos privados que patrocinam o desenvolvimento sócio-económico dos países insulares africanos.