Informações

Serviços de Apoio

RECEÇÃO

Fica situada na entrada principal do hospital e funciona nos dias úteis entre as 08h00 e as 21h00.

Disponibiliza informações sobre:

  • o Hospital e o seu funcionamento;
  • a localização de utentes nos internamentos;
  • a admissão de utentes no Serviço de Urgência;
  • a admissão de visitas aos utentes.

 

CAPELANIA

A liberdade de culto é um princípio e direito fundamental, sendo permitido o livre acesso dos ministros de todos  os  cultos  aos  utentes  internados, segundo a opção de cada um. No hospital existe uma capela situada no 3º piso. Para o culto da religião católica, exercem funções no HDES três capelães que prestam serviço de humanização,  espiritualidade  e  sacramentação, através do apoio e conforto espiritual, a quem o solicite. Todos os domingos às 10h00 e a cada primeira sexta-feira do mês pelas 12h00 são realizadas missas em memória dos doentes falecidos na instituição. A comunhão é ministrada diariamente pelos capelães e ministros extraordinários da comunhão.

Outras Informações e serviços

ENCARGOS FINANCEIROS

Os custos dos cuidados hospitalares estão cobertos pelo seu sistema de saúde (Segurança Social, ADSE, SAMS, entre outros), exceto as Taxas Moderadoras em vigor quando não estiver isento das mesmas. No caso de ser Cidadão Europeu também está coberto, bastando para isso apresentar o seu Cartão Europeu de Saúde. Se beneficiar de seguros privados de doença ou acidente (trabalho, viação), deve facultar as informações que lhe sejam solicitadas (nome da companhia de seguros, número de apólice, declaração da entidade patronal, entre outros). Se é estrangeiro, ser-lhe-ão aplicados os regulamentos e convenções em vigor.

 

Taxas Moderadoras
As taxas moderadoras de acesso aos serviços de saúde constituem pagamentos de valores em dinheiro meramente simbólicos, que respeitam o princípio da justiça social, promovem a racionalização dos recursos e contribuem para o desenvolvimento sustentado do Serviço Regional de Saúde. Assim, a menos que esteja isento, na sua deslocação ao Serviço de Urgência, de acordo com a legislação em vigor à data, ser-lhe-á cobrada uma taxa no valor de €6,00 (seis euros).

 

CORREIOS

Para receber correspondência dos seus familiares aquando de um internamento prolongado, faculte-lhes a direção completa do Hospital, incluindo nome do serviço, piso, quarto e cama. Pode enviar o seu correio, entregando-o ao pessoal do serviço onde está internado. A aquisição do selo é da sua responsabilidade. Se puder deslocar-se, pode utilizar as duas caixas de expedição de correspondência – Correio Normal ou Correio Azul – situadas no átrio da entrada principal do hospital (3º Piso – Bloco Norte Nascente).

 

TELEFONES

Existem três cabines telefónicas em locais públicos do Hospital: no átrio da entrada principal, no átrio da Consulta Externa e na sala de espera do Serviço de Urgência. Para comunicações urgentes com o exterior, dirija-se ao pessoal de serviço, que providenciará o meio de as resolver.

 

MÁQUINAS DE VENDING

Estão disponíveis, em vários pontos do hospital, máquinas de venda de alimentos e bebidas. Poderá encontrá-las nas salas de espera das Urgências, Consulta Externa e Bloco Operatório e ainda junto à Casa Mortuária, Pediatria e Medicina Física e Reabilitação. Junto ao refeitório, está disponível uma máquina exclusivamente para venda de café.

 

CAFETARIA

No 4º piso, está situada uma cafetaria cujo acesso é exclusivo aos colaboradores da instituição.

 

BANCO

No átrio da entrada principal do hospital (3º Piso – Bloco Norte Nascente) há uma agência bancária e uma caixa de multibanco. Há igualmente uma caixa multibanco na Consulta Externa.

Informações aos utentes do HDES

Para garantir que a experiência do utente na instituição seja a melhor possível, e para que decorra de forma eficaz e sem transtornos para as partes envolvidas, pessoal e doentes devem estar conscientes dos seus direitos e deveres.

Segue-se uma listagem com as informações para o doente:

  • Para obter uma segunda opinião sobre a sua situação de saúde ou para mudar de médico, o doente deve redigir uma exposição dirigida à Direção Clínica do Hospital.
  • No caso da realização de algum exame (principalmente de natureza íntima) o doente pode escolher ser acompanhado por algum amigo/familiar se assim o desejar.
  • Poderá registar a preferência relativamente ao género (masculino/ feminino) dos profissionais de Saúde.

 

Por motivos de segurança, o hospital dispõe de um sistema de videovigilância que abrange as áreas pedátricas, nomeamente Obstetrícia, Neonatologia, Pediatria e Bloco de Partos. Nestes e noutros serviços sensíveis do hospital, os acessos só podem ser efetuados mediante a introdução de códigos de acesso.

Todas as janelas da instituição estão ainda protegidas com um sistema segurança.