As perguntas mais colocadas
strong>CARRO
Nas imediações do Hospital do Divino Espírito Santo, localizado na Av. D. Manuel I, em Ponta Delgada, encontra vários parques de estacionamento. Estes parques são gratuitos e estão abertos 24 horas, todos os dias do ano.
TRANSPORTES PÚBLICOS
– Minibus: linhas C e D, entre as 07h30 e as 19h00, com uma periodicidade de 15-15 minutos;
– Autocarros da Caetano Raposo e Pereira e Auto Viação Micaelense;
– Nova Central de Táxis: 296 382 000. Está disponível uma paragem de táxis junto à entrada para a Consulta Externa.
O Hospital do Divino Espírito Santo assegura o atendimento de adultos e crianças na Urgência e na Urgência Pediátrica 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Consulta Externa
O Posto de Admissão/Central de Consultas funciona nos dias úteis, entre as 8h30 e as 16h30.
A área de consultas polivalente funciona até às 19h00.
Não obstante, e por motivos de conveniência do serviço, o utente poderá ser chamado para consultas ao fim-de-semana.
Análises/Colheitas
Horário de Colheitas: 08h00 às 10h30
Horário para marcações: 08h00 às 15h00
Se necessitar de alterar o dia das suas análises, deverá ligar para o 296 203 389, entre as 11h00 e as 15h00.
Dadores – Serviço de Hematologia
O Serviço de Hematologia do HDES espera por si de segunda a quinta-feira, das 08h30 às 15h00, e sextas-feiras e vésperas de feriados, entre as 08h30 e as 12h30.
Consulte o nosso separador Instalações para ter acesso ao mapa pormenorizado do hospital.
Os custos dos cuidados hospitalares estão cobertos pelo seu sistema de saúde (Segurança Social, ADSE, SAMS, entre outros), exceto as Taxas Moderadoras em vigor quando não estiver isento das mesmas. No caso de ser Cidadão Europeu também está coberto, bastando para isso apresentar o seu Cartão Europeu de Saúde. Se beneficiar de seguros privados de doença ou acidente (trabalho, viação), deve facultar as informações que lhe sejam solicitadas (nome da companhia de seguros, número de apólice, declaração da entidade patronal, entre outros). Se é estrangeiro, ser-lhe-ão aplicados os regulamentos e convenções em vigor.
Taxas Moderadoras
As taxas moderadoras de acesso aos serviços de saúde constituem pagamentos de valores em dinheiro meramente simbólicos, que respeitam o princípio da justiça social, promovem a racionalização dos recursos e contribuem para o desenvolvimento sustentado do Serviço Regional de Saúde. Assim, a menos que esteja isento, na sua deslocação ao Serviço de Urgência, de acordo com a legislação em vigor à data, ser-lhe-á cobrada uma taxa no valor de €6,00 (seis euros).
O utente pode aceder aos serviços do Hospital do Divino Espírito Santo por referenciação por parte dos Centros de Saúde e Médicos Assistentes. Assim, deverá trazer a carta de referenciação do seu médico e entregá-la no Posto de Admissão da Consulta Externa, no piso 3 – Bloco Norte, entre as 08h30 e as 16h30.
Envie-nos um email para o [email protected] ou contacte diretamente o hospital através do 296 203 000 e peça para ser redirecionado para a área pretendida.
No final do seu ato clínico, dirija-se à receção da área em que foi atendido e solicite aos nossos assistentes o respetivo documento.
Para aceder a informação clínica, registos clínicos ou relatórios médicos, o doente ou o seu representante deve dirigir-se ao Gabinete de Cedência de Informação Clínica, localizado na entrada principal, entre as 08h30 e as 16h30, para preencher e entregar os modelos específicos de requerimento. Para saber mais, consulte o nosso separador Acesso à Informação de Saúde.
No dia das análises, deve trazer consigo o cartão do hospital, o livro de diabético e/ou o livro da grávida.
/p>
Diariamente, serão permitidas visitas aos utentes nos períodos que decorrem entre as 12h00 e as 14h00 e as 18h00 e as 20h00, sendo permitido um visitante junto de cada utente.
Nas unidades de Cuidados Intensivos, Cuidados Intermédios e Tratamento Intensivo Coronário, os períodos de visita decorrem entre as 13h30 e as 14h00 e as 19h00 e as 19h30, sendo permitido um visitante junto a cada utente.
Cada serviço é responsável pela gestão das exceções/restrições ao acima descrito, nomeadamente no que respeita aos casos de terminalidade.
Não são permitidas visitas de crianças com idade inferior a 12 anos. Em casos excecionais e fundamentados serão autorizadas visitas em articulação com o serviço que agendará a melhor hora para a concretização da visita.
Nos Serviços de Neonatologia, Pediatria, Psiquiatria, Medicina Intensiva, Cuidados Intermédios, Obstetrícia, Bloco de Partos, Cirurgia I (utentes queimados), Bloco Operatório, Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e Unidade de Doenças Cerebrovasculares, a presença da visita e/ou do acompanhante envolve regras próprias.
Tenha sempre consigo o cartão do hospital. Além deste, deve ter consigo:
Consulte a nossa secção sobre o Internamento para mais informações.
Deve ter em conta que no caso de parto normal, poderá ficar dois dias internada, e no caso de cesariana poderá ficar três dias internada.
Consulte aqui a lista dos artigos que deverá incluir na sua mala para maternidade para a mãe e o bebé.
Tem direito a um acompanhante durante todo o trabalho de parto e parto, que poderá ser o pai do bebé ou outra pessoa indicada por si.
Não são permitidas trocas de acompanhantes, para não perturbar o funcionamento do Serviço, para bem de todos as utentes.