PERGUNTAS FREQUENTES (actualizadas às 11h00 de 25/10/24)

Serviços a funcionar no HDES Fora do HDES
Consultas
Exames
Hospital Dia
Diálise
Medicina Física e Reabilitação
Internamento Adultos e Unidade Doente Crítico
Bloco Operatório
Pequena Cirurgia
Hospital Modular – Urgências
Bloco de Partos (CUF Açores)
Bloco Operatório
Cardiologia
Cuidados Intensivos
Urgências
Internamento Pediátrico
Neonatologia
Maternidade

Serviço de Ginecologia Obstetrícia: [email protected]

Unidade de Ambulatório dos Serviços Farmacêuticos: 911 584 224

Linhas HDES na CUF Internamento: 911 589 387 (segunda a sexta, entre as 09h00 e as 20h00)

Serviço de Urgência: 911 584 437 (24 horas)

Cardiologia: 911 587 940

Cuidados Intermédios: 911 581 394

Unidade Cerebrovascular: 911 582 144

Bloco de Partos: 911 581 856

Neonatologia: 911 582 360

 

Pedimos que limitem o telefonema a um familiar por utente e que aproveitem também a V. visita para se informarem sobre o estado de saúde do V. familiar. 

O Serviço de Urgência no edifício do HDES permanece inoperacional.

Se necessitar de cuidados médicos urgentes, deve contactar a Linha Saúde Açores (808 24 60 24) ou o número de emergência nacional (112). Será reencaminhado para a unidade melhor adequada à sua sintomatologia.

Partilhamos a informação da USISM relativamente aos vários serviços disponíveis e respectivos horários.

 

 

Desde o dia 3 de setembro, está a funcionar a urgência do Hospital Modular. Para mais informações, clique aqui.

1. Tenho um familiar internado, como posso obter informações? 

Através da linha geral do HDES – 296 203 000 – será reencaminhado para a enfermaria onde o seu doente está internado.  

Os contactos das unidades com internamento são:

Hospital CUF Açores (segunda a sexta, entre as 09h00 e as 20h00)

Internamento: 911 589 387

Cuidados Intermédios: 911 581 394

Unidade Cerebrovascular: 911 582 144

Bloco de Partos: 911 581 856

Neonatologia: 911 582 360

Pedimos que limitem o telefonema a um familiar por utente e que aproveitem também a V. visita para se informarem sobre o estado de saúde do V. familiar.

 

2. Posso visitar o meu familiar internado? 

O horário e as condições das visitas nas diversas unidades são as que se seguem: 

HDES

Horário Geral: entre as 12h00 e as 14h00 e entre as 18h00 e as 20h00;

Unidade do Doente Crítico – horário específico: entre as 13h30 e as 14h00 e entre as 19h00 e as 19h30;

 

Centro de Saúde da Ribeira Grande – das 12h30 às 14h00 / das 18h00 às 20h00 

 

CUF 

Horário Geral:

Diariamente, serão permitidas visitas aos utentes nos períodos que decorrem entre as 12h00 e as 14h00 e as 18h00 e as 20h00, sendo permitido um visitante junto de cada utente.

Horários específicos:

Unidades de Cuidados Intensivos e Cuidados Intermédios, das 13h30 e as 14h00 e as 19h00 e as 19h30, sendo permitido um visitante junto a cada utente.

Unidade Cérebro Vascular: das 13h00 às 14h00 e das 18h00 às 19h00. 

Obstetrícia: o acompanhante poderá visitar entre as 13h00 e as 19h00, as demais visitas estão limitadas a uma pessoa, entre as 12h00 e as 13h00 e entre as 19h00 e as 20h00. 

1. Estou grávida e estava a ser seguida no HDES, o que faço? 

Neste momento esta atividade clínica encontra-se suspensa no HDES. Será brevemente contactada para seguimento, momento em que receberá todas as informações necessárias, nomeadamente o dia, hora e local, e o profissional que a irá atender. 

 

2. Tinha parto programado e agora? 

Atendendo ao contexto atual, o seu parto pode ter de ser reagendado conforme disponibilidade do Serviço. Aguarde contacto dos nossos serviços que indicarão dia e hora. 

 

3. Não me estou a sentir bem, onde me devo dirigir?

Chamamos atenção para que deverá primeiro contactar a Linha de Saúde Açores (808 24 60 24) ou as urgências dos respetivos Centros de Saúde.  O atendimento será feito no Hospital da CUF – Açores. Contudo, informamos que não existe, de momento, capacidade para a presença de acompanhante.   

 

4. Como posso esclarecer dúvidas? 

Para minimizar vindas desnecessárias ao Serviço de Urgência, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia disponibiliza apoio médico via mail através [email protected]

Todas as senhoras com sintomas como: dor pélvica ligeira, corrimento vaginal anormal, sintomas suspeitos de infeção urinária não complicada (ardor a urinar, sensação de peso pélvico ou aumento da frequência de micções) ou outros sintomas ginecológicos ou obstétricos de baixa gravidade poderão enviar email para o anterior endereço de email com a descrição das suas queixas, nome completo, data de nascimento e número de telemóvel. Este contacto será avaliado por um médico da área de Ginecologia e Obstetrícia do nosso hospital o mais brevemente possível e as utentes serão orientadas quanto ao tratamento e/ou necessidade de recorrer ao serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia. 

Como posso esclarecer dúvidas? 

Para minimizar vindas desnecessárias ao Serviço de Urgência, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia disponibiliza apoio médico via mail através [email protected]

Todas as senhoras com sintomas como: dor pélvica ligeira, corrimento vaginal anormal, sintomas suspeitos de infeção urinária não complicada (ardor a urinar, sensação de peso pélvico ou aumento da frequência de micções) ou outros sintomas ginecológicos ou obstétricos de baixa gravidade poderão enviar email para o anterior endereço de email com a descrição das suas queixas, nome completo, data de nascimento e número de telemóvel. Este contacto será avaliado por um médico da área de Ginecologia e Obstetrícia do nosso hospital o mais brevemente possível e as utentes serão orientadas quanto ao tratamento e/ou necessidade de recorrer ao serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia. 

Consulta Externa
O HDES informa que a Consulta Externa retomou a sua atividade ao nível das consultas, devendo os utentes apresentar-se nas suas marcações conforme previamente agendadas e sem necessidade de contacto prévio.

 

Consultas de Pediatria

O Serviço de Pediatria já retomou a sua atividade de ambulatório nas nossas instalações.

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos, pode contactar o serviço através do [email protected].

 

Consultas de Psicologia

As consultas de Psicologia já retomaram a sua atividade regular.

Tenho marcação, e agora?

O posto de colheitas encontra-se a funcionar normalmente, pelo que pode comparecer à sua marcação conforme ela estava feita.

O Posto de Colheitas está a funcionar no espaço do antigo SAU do HDES, mantendo-se o horário e marcações habituais – colheitas das 8h00 às 10h30 e marcações de análises das 10h30 às 17h00.

O Hospital de Dia Polivalente também se encontra a funcionar dentro da normalidade.

Os exames decorrerão no seu local habitual, mediante contacto prévio por parte do hospital.