PERGUNTAS FREQUENTES (actualizadas às 14h00 de 02/08/24)

Serviços a funcionar no HDES Fora do HDES

Consultas

Exames

Hospital Dia

Diálise

Medicina Física e Reabilitação

Internamento Adultos e Unidade Doente Crítico

Sala Hemodinâmica (vascular)

Bloco de Partos (CUF)

Bloco Operatório

Cardiologia

Cuidados Intensivos

Urgências

Internamento Pediátrico

Neonatologia

Maternidade

Para mais informações, poderá enviar um email para [email protected] ou contactar o hospital através do 296203000. Se o contacto for relativo a consultas, deverá ligar para 296203327/328.

Serviço de Ginecologia Obstetrícia: [email protected]

Unidade de Ambulatório dos Serviços Farmacêuticos: 911 584 224

Linhas HDES na CUF Internamento: 911 589 387 (segunda a sexta, entre as 09h00 e as 20h00)

Serviço de Urgência: 911 584 437 (24 horas)

Cardiologia: 911 587 940

Cuidados Intermédios: 911 581 394

Unidade Cerebrovascular: 911 582 144

Bloco de Partos: 911 581 856

Neonatologia: 911 582 360

Pedimos que limitem o telefonema a um familiar por utente e que aproveitem também a V. visita para se informarem sobre o estado de saúde do V. familiar. 

O Serviço de Urgência do HDES permanece encerrado. Se necessitar de cuidados médicos urgentes, deve contactar a Linha Saúde Açores (808 24 60 24) ou o número de emergência nacional (112). Será reencaminhado para a unidade melhor adequada à sua sintomatologia. Partilhamos a informação da USISM relativamente aos vários serviços disponíveis e respectivos horários.

 

Pode ser uma imagem de hospital e a texto que diz "USI DE DẠI UNIDADE SAUDE SADDR ILHADE SẢO MIGUEL INFORMAÇÃO 01/julho/2024 UBU: Unidade Básica de Urgência Nordeste todos os dias das 8h00 às 23h45 Povoação 24 horas por dia Ribeira Grande Vila Franca do Campo 24 horas por dia todos os dias das 8h00 às 23h45 SAU: Serviço de Atendimento Urgente População Adulta (com 18 ou mais anos) Lagoa Ponta Delgada dias úteis das 8h30 às 20hoo todos os dias das 8h30 às 23h30 Antes de se dirigir a estes serviços contacte a Linha de Saúde Açores 808 24 60 24 Em Caso de Emergência Ligue 112"

1. Tenho um familiar internado, como posso obter informações? 

Através da linha geral do HDES – 296 203 000 – será reencaminhado para a enfermaria onde o seu doente está internado.  

Os contactos das unidades com internamento são:

Clínica do Bom Jesus: 296 285 352 

Hospital CUF Açores (segunda a sexta, entre as 09h00 e as 20h00)

Internamento: 911 589 387

Cardiologia: 911 587 940

Cuidados Intermédios: 911 581 394

Unidade Cerebrovascular: 911 582 144

Bloco de Partos: 911 581 856

Neonatologia: 911 582 360

Pedimos que limitem o telefonema a um familiar por utente e que aproveitem também a V. visita para se informarem sobre o estado de saúde do V. familiar.

 

2. Posso visitar o meu familiar internado? 

O horário e as condições das visitas nas diversas unidades são as que se seguem: 

HDES

Horário Geral: entre as 12h00 e as 14h00 e entre as 18h00 e as 20h00;

Unidade do Doente Crítico – horário específico: entre as 13h30 e as 14h00 e entre as 19h00 e as 19h30;

Clínica do Bom Jesus: das 14h00 às 20h00 – duas pessoas em simultâneo

Centro de Saúde da Ribeira Grande – das 12h30 às 14h00 / das 18h00 às 20h00 

CUF: apenas uma pessoa por dia

Horário Geral: das 12h00 às 14h00 e das 18h00 às 20h00 

Horários específicos:

Unidades de Cuidados Intensivos, Cuidados Intermédios e Tratamento Intensivo Coronário, das 13h30 e as 14h00 e as 19h00 e as 19h30, sendo permitido um visitante junto a cada utente.

Unidade Cérebro Vascular: das 13h00 às 14h00 e das 18h00 às 19h00. 

Obstetrícia: o acompanhante poderá visitar entre as 13h00 e as 19h00, as demais visitas estão limitadas a uma pessoa, entre as 12h00 e as 13h00 e entre as 19h00 e as 20h00. 

3. Estou grávida e estava a ser seguida no HDES, o que faço? 

Neste momento esta atividade clínica encontra-se suspensa no HDES. Será brevemente contactada para seguimento, momento em que receberá todas as informações necessárias, nomeadamente o dia, hora e local, e o profissional que a irá atender. 

4. Tinha parto programado e agora? 

Atendendo ao contexto atual, o seu parto pode ter de ser reagendado conforme disponibilidade do Serviço. Aguarde contacto dos nossos serviços que indicarão dia e hora. 

5. Não me estou a sentir bem, onde me devo dirigir? 

Chamamos atenção para que deverá primeiro contactar a Linha de Saúde Açores (808 24 60 24) ou as urgências dos respetivos Centros de Saúde.  O atendimento será feito no Hospital da CUF – Açores. Contudo, informamos que não existe, de momento, capacidade para a presença de acompanhante.    

6. Como posso esclarecer dúvidas? 

Para minimizar vindas desnecessárias ao Serviço de Urgência, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia disponibiliza apoio médico via mail através [email protected] 

 Todas as senhoras com sintomas como: dor pélvica ligeira, corrimento vaginal anormal, sintomas suspeitos de infeção urinária não complicada (ardor a urinar, sensação de peso pélvico ou aumento da frequência de micções) ou outros sintomas ginecológicos ou obstétricos de baixa gravidade poderão enviar email para o anterior endereço de email com a descrição das suas queixas, nome completo, data de nascimento e número de telemóvel. Este contacto será avaliado por um médico da área de Ginecologia e Obstetrícia do nosso hospital o mais brevemente possível e as utentes serão orientadas quanto ao tratamento e/ou necessidade de recorrer ao serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia. 

7. Como posso esclarecer dúvidas? 

Para minimizar vindas desnecessárias ao Serviço de Urgência, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia disponibiliza apoio médico via mail através [email protected]

Todas as senhoras com sintomas como: dor pélvica ligeira, corrimento vaginal anormal, sintomas suspeitos de infeção urinária não complicada (ardor a urinar, sensação de peso pélvico ou aumento da frequência de micções) ou outros sintomas ginecológicos ou obstétricos de baixa gravidade poderão enviar email para o anterior endereço de email com a descrição das suas queixas, nome completo, data de nascimento e número de telemóvel. Este contacto será avaliado por um médico da área de Ginecologia e Obstetrícia do nosso hospital o mais brevemente possível e as utentes serão orientadas quanto ao tratamento e/ou necessidade de recorrer ao serviço de urgência de Ginecologia e Obstetrícia. 

 

O HDES informa que a sua atividade clínica de ambulatório está praticamente retomada. Assim, e a partir de terça-feira, dia 21 de maio:

 

Piso 1
Retoma da Medicina Física e Reabilitação, da consulta de Psiquiatria (a funcionar no espaço do Hospital Dia) e consulta de Pneumologia (a funcionar no espaço da Reabilitação Respiratória).

 

Consulta Externa
O HDES informa que, a partir do dia 3 de Junho, a Consulta Externa retomou a sua atividade ao nível das consultas, devendo os utentes apresentar-se nas suas marcações conforme previamente agendadas e sem necessidade de contacto prévio.

 

Para mais esclarecimentos sobre o seu agendamento, deverá contactar o call center através do 296203327/328.

 

Consultas de Pediatria

O Serviço de Pediatria já retomou a sua atividade de ambulatório nas nossas instalações.

O Hospital de Dia de Pediatria retoma o seu funcionamento e os agendamentos são geridos diretamente entre o serviço e os utentes.

No dia 17, as colheitas para análises retomaram as marcações prévias ao incêndio.

Em caso de dúvida ou necessidade de esclarecimentos, pode contactar o serviço através do [email protected].

 

Consultas de Psicologia

As consultas de Psicologia já retomaram a sua atividade regular.

 

Os utentes da Consulta de Psicologia no âmbito da Psiquiatria com marcação para o período em que a consulta esteve suspensa devem aguardar por um contacto por parte do HDES.

9. Tenho marcação, e agora? 

Estamos a retomar, de forma gradual, a atividade ambulatória no HDES.

O posto de colheitas encontra-se a funcionar normalmente, pelo que pode comparecer à sua marcação conforme ela estava feita.

O Posto de Colheitas está a funcionar no espaço do antigo SAU do HDES, mantendo-se o horário e marcações habituais – colheitas das 8h00 às 10h30 e marcações de análises das 10h30 às 17h00.

O Hospital de Dia Polivalente também se encontra a funcionar dentro da normalidade.

No passado dia 11 de Junho, retomámos a atividade programada dos exames de radiografia convencional, tomografia computorizada (TAC), ecografia, ressonância magnética, mamografia, osteodensitometria, digestivos e radiologia de intervenção. Os utentes deverão aguardar um contacto por parte dos profissionais do Hospital com informações sobre a sua marcação.

Os exames decorrerão no seu local habitual, mediante contacto prévio por parte do hospital.

Atento o estado de calamidade pública regional decretado pelo Governo Regional, todos os pedidos de informação clínica, ou outros, formulados pelos utentes, nomeadamente 

  • pelos próprios; 
  • por terceiros; 
  • por seguradoras; 
  • por instituições de crédito,  

devem ser enviados por email para o seguinte mail [email protected] 

 

No caso de pedidos formulados pelas seguintes entidades 

  • Tribunais; 
  • Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, CPCJ; 
  • Equipas Multidisciplinares de Apoio Técnico aos Tribunais, EMAT; 
  • Polícia de Segurança Pública; 
  • Polícia Judiciária, 

os mesmos devem ser enviados por email para o seguinte endereço: [email protected]

Os tratamentos Oncológicos e Hemato-oncológicos retomaram na manhã do dia 13 maio, de forma faseada.

As consultas de Oncologia terão início de forma presencial na próxima terça-feira, dia 21, de acordo com a prioridade atribuída pela direção deste serviço.

Na semana de 27 de maio começarão as consultas de seguimento de acordo com a disponibilidade dos serviços de Imagiologia e Patologia Clínica. Por favor aguarde um contacto para agendamento por parte do serviço.

HEMATO-ONCOLOGIA

A partir do dia 21 de maio, os utentes devem retomar os seus agendamentos habituais (não necessita de um contacto do serviço).