Realizadas I Jornadas de Segurança do Doente no HDES
O auditório do hospital acolheu hoje a primeira edição das Jornadas de Segurança do Doente do HDES. Numa organização da Comissão de Humanização, Qualidade e Segurança/Grupo de Acompanhamento do Processo de Acreditação dos Serviços, a iniciativa teve como objetivo envolver os profissionais do HDES numa reflexão sobre as diferentes áreas envolvidas, na promoção de uma cultura de segurança do doente.
Sendo o único hospital acreditado na RAA, o HDES destaca-se por ter implementado diversos instrumentos e processos que permitem garantir e aferir a Segurança do Doente.
Nestas jornadas foram apresentadas e debatidas várias temáticas, desde as questões relacionadas com a identificação do doente; a comunicação na transmissão dos cuidados; a deteção precoce e abordagem de sinais de alerta; os Medicamentos; o adulto vulnerável e a proteção de crianças e jovens; a perceção do utente sobre a segurança e a da Qualidade pelas chefias.
Na sessão de abertura, a Presidente da Comissão Organizadora, Dra. Maria Ana Dias, fez questão de ressalvar que “a segurança do doente vai de “P” a “P”, ou seja, do responsável da porta de entrada até ao Presidente do Conselho de Administração”, tratando-se de uma meta que “só é possível com o empenho, motivação e consciencialização de todos para chegarmos mais longe, num processo que é contínuo e dinâmico.”