Serviço de Doenças Infecciosas

A valência hospitalar de doenças infeciosas ou, simplesmente, Infeciologia tem como objetivo de intervenção primordial o diagnóstico e tratamento das doenças de etiologia microbiana que necessitam de assistência hospitalar.

São do âmbito da Infeciologia as infeções primárias e as complicações infeciosas de outras patologias, a prevenção da infeção em doentes imunodeprimidos, o controlo da infeção hospitalar e a racionalização do uso de antimicrobianos no hospital.

O aparecimento de novos agentes infeciosos (exemplo recente da COVID-19), a ocorrência de surtos epidémicos (exemplo recente da Monkeypox), o ressurgimento de doenças consideradas em vias de extinção nos países industrializados, os avanços tecnológicos com um número cada vez maior de técnicas invasivas, a eclosão de resistências bacterianas e de outros agentes patogénicos, obrigando a terapêuticas alternativas e a uma estratégia adequada, e, ainda, a importância da infeção hospitalar, com elevados custos humanos e económicos, constituem fortes determinantes para o relevo crescente da patologia infeciosa.

Também com o crescente envelhecimento populacional, a maior sobrevida dos portadores de doenças crónicas, o aparecimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, os avanços nos tratamentos oncológicos e os progressos no transplante de órgãos, verificamos um aumento da população de imunocomprometidos.

As Doenças Infeciosas são a principal causa de morbilidade e mortalidade nestes doentes e a maioria das infeções hospitalares ocorre nesta população de doentes.